Início Notícias Em tempo de crise, serviço público ainda é a melhor opção para...

Em tempo de crise, serviço público ainda é a melhor opção para muitos brasileiros

11

A crise econômica tem afetado praticamente todos os setores da economia nacional e o momento delicado tem reflexo direto e diário no bolso dos brasileiros. Diante desse cenário, a busca pela carreira pública só tem aumentado. Todos os anos, milhares de pessoas buscam o funcionalismo público.

Essa busca se justifica, principalmente, pela estabilidade oferecida pelos concursos públicos. Servidores nomeados para cargo efetivo em virtude de concurso público são estáveis após três anos de efetivo exercício.

Fora as condutas que ensejam a demissão como punição, o servidor público estável somente poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, por processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, e mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Logo, o serviço público é a melhor opção de estabilidade financeira e profissional.

Outra vantagem são os direitos assegurados no Estatuto próprio do servidor, tais como falta abonada, licença prêmio, licença para tratar de assuntos particulares, dentre outros. Vale lembrar que o servidor deve observar em seu Estatuto quais são seus direitos e deveres.

Fonte: Central de concursos

Artigo anteriorGuardas municipais passam a ter cédula de identificação
Próximo artigoPosso incorporar meu tempo de contribuição para o INSS?